terça-feira, 11 de novembro de 2008

Opinião

Está aqui a minha opinião sobre este assunto dos professores, nem acrescento uma virgula.




http://desviantes-alternativas.blogspot.com/2008/11/professores-parte-ii.html

8 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa Ju, mas não concordo plenamente ctg.
Os professores não temem a avaliação, só estão revoltados porque não apresenta critérios justos. Há muita coisa ainda para ler entre as linhas.
Então os critérios de avalição podem mudar de escola para escola! Onde está a coerência nisto? Não cabe na cabeça de ninguem! Soube hoje numa escola que para ter uma classificação muito bom (no caso dos professores contrados) basta não terem uma falta. Mas isto é alguma coisa? Isto sim é não dignificar e gozar com a profissão.

Desculpa, mas isto foi apenas um desabafo....

MM

JU disse...

Ei mixa esqueci-me que tu fazes parte da classe :)

Simplesmente uns estão a pagar por outros. Algum dia isto tinha de dar uma volta, os professores leccionaram anos como queriam, da maneira que queriam independentemente se era eficaz para os alunos ou nao. Recebiam bem, trabalhavam pouco e o que muitos deles faziam era o valha me Deus. È urgente um modelo qualquer de avaliação, se começaram mal concerteza que o vão aperfeiçoar. Eu também sou avaliada e mais, se não desempenhar correctamente as minhas funções sou despedida coisa que os professores não são.
Mixa, a tua geração de professores é diferente é uma geração que se esforça para fazer um bom trabalho por enfrenta bastante dificuldades desde a colocação ao relacionamento com os alunos, no entanto vocês tão a pagar por anos de acomodação e regalias das gerações docentes desde á 30 anos.

Maria disse...

Nõa se pode generalizar este assunto. E penso que o problema dos professores não é temerem a avaliação, mas sim a forma como esta está programada ser feita. Devem haver critérios justos, e não "palhaçadas" como aparece na comunicação social.
Tanto na geração da mixel, como nas anteriores, houve muito bons professores, e muito maus professores. Mas isso acontece em todo o lado. Se têm regalias?? Pois têm.. mas o trabalho que eles têm durante o ano, sim, alguns só, tem de ser recompensado. Invejo-lhes os ordenados, e as diversas regalias que tem, mas não a profissão, porque além de ser dura de fazer bem feita, nos dias que correm com o desemprego que há...

Concluindo, o que queria dizer é que: haja avaliação, mas justa e criteriada adequadamente.

Anónimo disse...

Gostei de saber que vocês são da minha opinião.

Fique desde já claro, que isto não serve de suborno para as boas notas dos vossos filhos!! Na na na na...=)

Só quero dizer que estou a favor dos professores serem avaliadas, mas então que seja feita de forma justa. É nem se quer estou oficialmente dentro do esquema e já sinto uma desmoralização...mas nestes últimos meses descobri que o que realmente gosto de fazer é dar aulas.
Só tenho medo que com a porcaria da avaliação,burocracias, etc...os professores acabem por pôr de lado os alunos, não podemos esquecer deles. Só rezo para que não saiam prejudicados no meio disto...

Michelle

JU disse...

Desculpem mas volto a frisar não conheço (ou conhecia) profissão com mais regalias....sim porque não eram direitos....do que os professores. Desde ás férias, ao salario, ás baixas, á falta de supervisão...

È urgente acabarem com marc calisses, e outros tantos que andam aí!
Avaliação sempre!Descanso nunca mais!


PS:Para quem conhecer o "Vai Tudo Abaixo" ao lerem este texto imaginem o gajo a tocar viola e cantar.

vodkat disse...

Se eu puder ter uma mísera opiniao sobre isto eu (e ja sabendo que tenho mil exemplos na familia, provavelmente uns melhores q outros) acho que é como tudo: ha os bons e os maus; ha os que agradam a uns e a outros não; há os Profs-q-por-mim-morriam-hoje, e há aqueles de quem guardo muito boas recordações (nomeadamente da prof primaria com as unhas grandes a raspar no quadro ou aquelas calças pretas de licra com fivela debaixo do pé).
Por uns padecem os outros.
E o que também sei é que, apesar de haver gente que se aproveita pra tirar baixas e nao fazer nenhum, ha os que verdadeiramente (mesmo os da geraçao dos meus pais; se bem que acho que ja deviam estar na reforma: eu nao gostava de ter um prof com 65 anos) trabalham e, acreditem, aturar putos de ciclo na idade do armário ou ainda nem aí, 30 deles fechados em 4 paredes com aquelas hormonas a começar aos saltos, não deve nem é nada fácil. E apesar de darem 22h/semana ou la o que era que a dona Rosa dava, ainda têm mais trabalho extra pra fazer por fora, o que acredito que faça as 40h normais. E aturar a má educação dos filhos dos outros e pior... aturar os paizinhos de hoje (espero nunca ser um desses) é mesmo complicado.

Falo por experiência própria, claro. Mas também sei que há piores e melhores professores!!

Mas por uns levam os outros.

Diminuam é a idade de trabalho!! Que 65 anos...jasus!!

Se calhar, pior do que a avaliação dos professores é saber que os profs são obrigados a passar alunos burros que nem uma porta só porque o sistema assim obriga senão toda a gente lhe "salta em cima"!! "E a mim ninguem me aperta os calos!" (ahhh Outeiro...) Isso sim, é fazer um país de burros a atirar areia pros olhos de outros. Muita coisa tem que mudar.

E pronto, ja refleti muito por hoje, vou tirar férias!!

JU disse...

Ora lá esta um bom tema para protestar...

Obrigação de passar alunos porque o sitema assim o exige!!!

No dia em que eles reenvindicarem por uma coisa destas eu dou lhes o meu total apoio.


Agora avaliação....oh meus amigos...há muitos anos que todas as outras profissoes tem avaliações e feitas po chefes directos, chefes esses que temos de conviver diariamente, ou chefes intermédios que as vezes não sabem um boi do que se passa...è assim avaliar não é facil, arranjar um metodo perfeito nunca mais...agora tem se é de começar para depois se aperfeiçoar.


E não falo mais por daqui a pouco vou buscar um jambé e sou bloquista!!!

Maria disse...

Bolas!! A Wonder Woman ta brava!!