sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A modos que é isto...

Estava a Joaninha descansada no sofá á espera que o seu mais que tudo a viesse buscar para ir espairecer um poquito, quando nisto começa a dar na tv a noticia que o Papa João Paulo II auto flagelavasse para chegar mais perto de Deus, dormia sem vestes no chão, mas deixava a cama aberta para não deixar os outros perceberem o que fazia, embora os ruidos o tivessem denunciado alguma vezes.
Foi entao que no meu auge de quarto de século cheguei á conclusão que realmente esta não é a minha religião.
Não consigo conceber alguém que se magoe só para chegar a um Deus, porque me leva á conclusão que é um Deus que gosta de sofrimento, e é tão egocêntrico ao ponto de querer os seus subditos só para si e para mais ninguém. Espera que eles não disfrutem da vida de uma maneira livre, ou que façam parte de uma famila como até ele próprio fez.
Eu compreendo que das dificuldades nasça a sabedoria, eu também estou de acordo nesse ponto, mas não aceito ainda juntar ás dificuldades , e que não sou poucas da vida, um constante pedido de perdão, um constante sofrimento para ganharmos a consciência do que ele fez por nós. Cá para mim isto cheira-me a vingança.
Quando vejo a figura maior da religião Cristã da altura que eu até gostava tanto, mutilar-se para chegar a Deus penso que realmente, e sem querer obviamente ferir susceptibilidades isto não é a minha onda.
Não há por aí uma religião qualquer que celebre a vida e tudo o que a terra nos dá? Que celebre o ar que respiramos, a possibilidade de ver-mos o que nos rodeia, poder celebrar a felicidade com outros. Vivenciar uma vida cheia muitas vezes curta,mas sem mutilições pelo menos não deliberadas?
E é isto, ao fim de um quarto de século, para desgosto da minha mãe, e com o desconsolo de não pertecer a lado nenhum estou eu aqui sem saber bem para onde me direcionar, na volta para lado nenhum.

1 comentário:

Filipe Salgado disse...

Potente esse teu texto!!! Gostei...
Pessoalmente, acho k pegaste mal na questão. Não que eu seja a pessoa indicada para defender a religião cristã porque sou o primeiro a pôr em causa uma série de coisas como o egocentrismo (como frizaste!) , a luxúria etc e tal...
Vou defender só a pessoa... João Paulo II foi sem dúvida um dos melhores papas de sempre, um dos poucos a tentar, pelo menos, rumar contra a maré. Era um ser humano santo e a prova é que a própria igreja se vê obrigada a canonizá-lo em tempo record.
O problema é que como ser humano, imagino que, tal como nós, pecasse e a forma que ele encontrou para se punir era auto-flagelar-se! Talvez pensasse que psicologicamente isso seria suficiente para o fazer evitar de pecar novamente!!! Já pensaste que pode ser treta isso de estar mais próximo de Deus mas que tinha de arranjar uma desculpa porque não lhe convinha admitir que pecava??? Dormir no chão? Já pensaste que se calhar não estava de acordo com a ostentação e a riqueza em que vive o representante máximo da igreja e por isso preferia dormir da forma mais simples possível…
Confia na minha experiência de um terço de século e continua a direccionar-te para aquilo que te parece ser o melhor caminho e segue-o ajustando o teu GPS à medida que as barreiras te forem surgindo pela frente! A religião seja ela qual for não te leva a lado nenhum, apenas te aponta o caminho (e diria que todas apontam para o mm destino) mas serás sempre tu a definires a direcção.