terça-feira, 16 de novembro de 2010

This is NOT a baby blog

MAS...

Digo desde já que não tenho filhos por isso tudo que eu vou escrever aqui é mera teoria sem nunca ter sido posto em prática. Estou a falar de cor e de acordo com a minha experiência enquanto criança.

Creches, Amas e CA


Dos 15 dias aos 6 anos, altura em que fui para a escola, eu tive uma ama. Não fui para o colégio para me ambientar ao formato escolar. Nunca me atirei ao pescoço das crianças mesmo nunca tendo estando com 20 crianças no mesmo espaço.
Na minha opinião, uma criança pelo menos até aos três anos precisa da atenção completa de uma pessoa. Não é justo sujeitar uma criança de 6 meses a dividir colo com outra.
Acho que é importante realmente a habituação á escola mas penso que é suficiente um ano, dois anos antes.
 Reconheço que agora é fundamental que elas se habituem a esse ritmo já que durante uns bons longos anos vão saltitar entre a escola e ATL´s.
Eu sempre tive esta opinião em relação ás amas talvez porque eu não poderia ter tido melhor experiência, já para além de uma ama eu fui inserida praticamente noutra família. Actualmente também a minha mãe toma conta de uma criança, e mais uma vez eu acho que em relação á aprendizagem não fica nada aquém de qualquer criança que ande no infantário.
Claro que nem sempre há alguém de confiança, que possa tomar conta da criança e nesse caso não se pode arriscar e é mais seguro pôr o bebé no colégio. Mas caso haja essa opção eu sou 100% a favor das amas. E quem fala em amas, fala em avós etc.



Inspirado por este post.

Sem comentários: