terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Miúdos mal educados, artigos no jornal, Arrumadinho e por aí em diante...

Na minha modesta opinião a coisa da hiperactividade não está propriamente ligada às sapatadas que se devem dar aos miúdos volta e meia quando eles entram num tal estado de euforia, e que eu concordo plenamente. Acho que está realmente ligada ao convívio, ligação e experiências que os miúdos têm com os pais.
Crianças traquinas sempre as houve, assim como miúdos mal educados, o que não havia antes era o ritmo de 1000 à hora que os pais têm hoje dia, ou o falar do problema das prestações da casa à mesa convictos que afinal eles só tem 5 anos e nem percebem bem de quê que se está a falar.
Acho que crianças hiperactivas são fruto da hiperactividade dos pais de hoje em dia. Se os pais acordam já atarefados, vestem-nos à pressa, insistem para que se despachem, pousam-nos na escola, vão busca-los a pensar no que vão fazer para jantar, insistem nos trabalhos de casa porque já está quase na hora de ir dormir, 5 dias por semana, é normal que eles andem acelerados.
E a culpa é dos pais? Obviamente que não, actualmente é-lhes exigida esta correria e quem não corre não apanha o comboio. 
No meu tempo de escola e não vai assim à tanto tempo havia sempre meninos que aprendiam mais devagarinho. Eu própria não tirava excelentes na escola primária e é certo que poucos foram os que tirei na minha vida académica. Agora pelo que ouço falar quem não tira boas notas ou é mais lento a assimilar a matéria, são sempre pessoas de família mais desfavorecidas ou ciganos. A sério?!!! Não há miúdos de famílias normais a terem uma aprendizagem mais lentinha?????Há sim senhor, no entanto estes meninos que têm tudo desde consolas (ai como o meu menino é inteligente que sabe mexer no computador desde os três anos) a roupas fixes não podem ter dificuldades, não fica bem. Passemos então à fase que os pais os levam ao médico à procura de algum diagnóstico compatível com a situação do menino. Hiperactividade? É isso mesmo! A partir daí é fácil, o menino anda bem mais mansinho, em casa é uma diferença incrível já não reclama de nada, e na escola é ouro sobre azul porque não destabiliza a turma. Problema resolvido. É bem mais fácil aceitar que o nosso filho tem um problema de saúde e daí os maus resultados e as asneiras, do que assumir que a nosso rebento precisa de mais tempo para aprender, mais atenção ou mais calma.
Na minha opinião os miúdos precisam de correr, brincar, amor e regras e de não andarem constantemente a olhar para caras de aflição à mesa e a ouvir lamentações dos pais desgraçados que não têm tempo nem dinheiro para nada.
Em relação à palmada, é muito bem vinda à mesma, assim como a segurança que transmitimos às crianças mesmo que por dentro estejamos podres, confusos e sem saber se estamos a fazer o correcto, eles são crianças e não precisam de saber disso.
A falta de palmadas para mim não se chama hiperactividade. Quer me parecer é que a hiperactividade é hereditária nos dias que correm.

Sem comentários: